Do podcast às deep techs e outras atualizações
Dez anos de caminhada, novos começos e convites pra se inspirar
Hoje a newsletter vem em formato mais leve. Quero falar sobre os episódios que estão no ar, atualizações de novos projetos e comemoração de 10 anos de iniciativas que tenho muito orgulho!
É preciso dinheiro para gerar impacto
É com esse tema provocador que quero comentar sobre a nova série do podcast do Impacto Ciêntífico, chamada Ciência e Filantropia. Já estão no ar os três primeiros episódios, além da apresentação (que já postei aqui).
No primeiro, conversamos com José Luiz Egydio Setúbal (filantropo) e Hugo Aguilaniu (Instituto Serrapilheira) sobre como a filantropia pode apoiar a ciência.
No segundo, fomos entender o universo dos fundos patrimoniais, formato de doação muito comum para universidades. Para este papo, convidamos a especialista no assunto, Paula Fabiani (IDIS) e a filantropa Cristiane Sultani (Instituto Beja), que doou para o Fundo USP Diversa.
E o terceiro episódio, falamos sobre como os investidores e filantropos podem se juntar para apoiar projetos de base científica por meio do capital paciente e blended finance. Aqui colocamos um pezinho na área do empreendedorismo científico e deep techs, que é um assunto que nos interessa muito, já que é uma outra forma de gerar impacto por meio da ciência.
Eu estou muito satisfeita com a parceria com a Wylinka, tem sido muito prazeroso gravar e produzir com essa equipe e tem me gerado muitos aprendizados, para além dos conteúdos que conversamos com os convidados.
Portanto, convido você a dar o play, seja no YouTube ou na sua plataforma de podcast preferida! Depois me conte o que está achando!
Os episódios saem a cada quinze dias. Ainda dá tempo de maratonar!
A intensa jornada no doutorado
Depois de receber algumas mensagens, inclusive de amigos, percebi que não deixei explícito em nenhum lugar a minha nova empreitada. Como essa jornada explica o meu sumiço aqui de textos intensos, vou aproveitar para contar melhor sobre esse novo programa. Eu tranquei o meu doutorado em Mudanças Climáticas para começar um novo, mais alinhado aos meus interesses e competências, no departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp. Basicamente é um programa interdisciplinar para quem está interessado nas linhas de pesquisa Ciência e Sociedade, Gestão da Inovação, Prospecção tecnológica, Novas políticas científicas e tecnológicas e por aí vai.
A jornada tem sido intensa, ainda mais equilibrando com o trabalho, mas muito gratificante evoluir, em cada semana, um pouquinho mais na base teórica sobre a Ciência em si. Depois de tantas tentativas, descobri que o que eu gosto mesmo é o fazer e apoiar a ciência, não importa se é da área de humanas, biológicas ou exatas. Aos poucos, vou trazer pra cá os temas que tenho estudado e ver o feedback de vocês. :)
Aprofundando no mundo das Deep Techs
Com esse clima de atualizações, quero compartilhar que, muito alinhado ao meu doutorado, estou trabalhando no universo das Deep Techs (empresas de base científica). A Wylinka é uma organização que há 12 anos fortalece o ecossistema de inovação científica e o empreendedorismo científico. Em todo esse tempo, ela vem realizando programas para apoiar cientistas a tirarem suas ideias do laboratório e irem para o mercado, além de apoiar governos, agentes de inovação e investidores a trabalharem melhor com essas empresas, já que possuem algumas peculiaridades, bem diferentes de outras startups que não possuem período de pesquisa e desenvolvimento, patentes, entre outros. Tem sido muito interessante estar do outro lado e estruturando um Think Tank para que seja um hub de produção de conhecimento para influenciar ações que destravem esses empreendedores e empresas a terem sucesso.
Para quem tem interesse nesses tópicos, estamos organizando a terceira edição do Fórum Brasileiro de Deep Techs, que será realizado em quatro cidades:
São Paulo – 11 de junho
Recife – 02 de julho
Manaus – 29 de julho
Rio de Janeiro – 27 de agosto
Clique aqui para mais informações e faça sua inscrição! Para quem for, dê um alô para tomarmos um café!
10 anos de história
Esse mês, duas iniciativas muito especiais que fui cofundadora completam 10 anos:
A Phomenta, que segue firme na missão de fortalecer o terceiro setor com programas de gestão e inovação para ONGs.
E o blog Bate Papo com Netuno, que agora virou também um livro de tirinhas sobre ciências do mar, feito para todas as idades! O livro é lindo e ainda ajuda a financiar um workshop gratuito de divulgação científica feito por mulheres cientistas, em São Paulo. Quer apoiar essa ideia e levar um presente original para casa? Estamos com 33% da meta! Ajude-nos a concluir! Clique aqui pra saber mais.
Parabéns às duas iniciativas, fico muito feliz em ver novas pessoas continuando com esses legados!
Bom, é isso por hoje. Uma edição sem tema específico de reflexão, mas cheia de movimento e boas notícias. Aos novos assinantes, sejam bem-vindos e bem-vindas! Em breve, voltamos com os textos mais densos.
Um abraço com carinho,
Iza Mattiello